04/03/2008

Inspiração: Bookcrossing


Conheci este conceito através de um programa genérico de televisão. Achei-o verdadeiramente inspirador, porque se eu própria fosse um livro, como gostaria de sair da estante, sair por aí para que me folheassem vezes sem conta. Um conceito excepcional de e para pessoas que gostam de ler e de partilhar. O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca.


Então o que é o bookcrossing?


"Criado em 2001 por Ron Hornbacker, um programador de sotfware americano, como uma simples forma de rastrear livros através da Internet, rapidamente o Bookcrossing se transformou num fenómeno à escala mundial, excedendo mesmo o seu objectivo inicial.
Seis anos depois, com mais de 600 000 utilizadores de 130 países e 4 milhões de livros registados em todo o mundo, o Bookcrossing continua a ser uma das comunidades mais activas na Internet.
Em Portugal, a comunidade Bookcrosser conta já com mais de 8 000 membros, sendo uma das maiores comunidades da Europa e a décima em termos mundiais. De cafés a bibliotecas, escolas a serviços públicos, o Bookcrossing em Portugal está mais activo do que nunca, e promete continuar a espalhar livros por esses caminhos fora.



Os 3 "erres" do Bookcrossing


- Read: Ler um bom livro.


-Register/ Registar: Criar um diário para esse livro, dar-lhe um número de identificação (BCID) e colar-lhe uma etiqueta.


- Release: Libertá-lo, para que possa ser encontrado por outra pessoa, recebendo uma notificação por email cada vez que o livro for encontrado e uma mensagem deixada no seu diário. "


fonte: http://www.bookcrossing-portugal.com/bookcrossing.htm - visite o site do Bookcrossing em Portugal neste link!



Como conheci o Bookcrossing:




Sem comentários:

Google