25/03/2008

Arte que se inventa: Óculos de Robert Grosseteste e Roger Bacon


Que seria da nossa vida sem os mil e um objectos que suportam a nossa vida quotidiana? Alguns são tão importantes que, na sua ausência, a vida não seria a mesma.

Considero os óculos uma dessas invenções. Uso óculos desde os meus 3 anos de idade portanto dou uma imensa importância a esta invenção. Quem não possui uma visão perfeita sabe bem o valor deste apêndice e, as limitações que existiriam na nossa vida se ninguém se tivesse dedicado à sua invenção.


Conheça então um pouco sobre os "óculos", os seus inventores e "óptica".


"Os óculos são dispositivos ópticos utilizados para a compensação de ametropias e/ou protecção dos olhos, utilizados na parte superior da face, próximos aos olhos, mas sem entrar em contacto físico com estes, constituídos geralmente por duas lentes oftálmicas e uma armação.
Actualmente, quase todos os modelos de óculos são usados diante do rosto repousando sobre o nariz e orelhas.


História
Foram as experências em óptica de Robert Grosseteste e seu discípulo Roger Bacon que levaram à invenção dos óculos. Em 1284, as guildas de Veneza já os mencionavam e durante o século XIV o fabrico de óculos popularizou-se por toda a Europa. Nem sempre os óculos foram fabricados com a forma com que são conhecidos hoje em dia, pelo que, na antiguidade, era comum encontrar monóculos (apenas uma lente oftálmica), ou, noutros casos, apenas se usavam lentes sem armação.


Actualidade
Enquanto que os primeiros óculos eram usados principalmente para auxílio da leitura, hoje em dia os óculos são mais do que simples próteses de correcção de deformidades visuais, sendo que, são agora um dos principais acessórios de moda das sociedades modernas.
Estima-se que, a cada dia que passa, centenas de novos modelos são lançados no mercado em novas cores, designs e materiais."


fonte: wikipédia

imagem: pormenor da obra Madonna des Kanonikus Georg van der Paele


Leia artigos sobre:






Sem comentários:

Google