11/03/2008

Arte que se lê: "Sopa de Pedra" de Jan Elliot


Gosto imenso de banda desenhada. Acho que é uma forma de arte não só lúdica, mas brilhante. Não é fácil conseguir transmitir tanto quando há que sintetizar ao máximo a mensagem escrita e, combiná-la na perfeição com as imagens. Começo por apresentar a colecção "Sopa de Pedra" de Jan Elliot, porque fazer humor com a vida quotidiana, rir de nós próprios e da vida real é por si só uma arte que muito prezo.



"Sopa de Pedra" é uma banda desenhada da autora Jan Elliot. Segundo a autora, este nome, retirado de um conto tradicional, significa antes de mais criar "alguma coisa a partir de coisa nenhuma", o que retrata na perfeição os vários momentos vividos pelas sete principais personagens desta colecção.

O enredo passa-se em volta das aventuras e desventuras vividas por uma família alargada, suburbana, no seu quotidiano. Os momentos compostos de forma inteligente e bastante divertida derivam tanto da personalidade forte de cada personagem, como também do facto desta ser uma família algo fora do normal, visto o único homem ter dois anos.


As personagens:


- VAL: Valerie Stone é uma viúva na casa dos 30. Partilha a casa com as suas duas filhas, a sua mãe, a sua irmã, o sobrinho de dois anos e uma cadelinha barulhenta. Carrega com a maior parte dos encargos financeiros da família alargada, é algo sisuda e muito feminista.


- HOLLY e ALLIX: São as filhas de Val. Têm 13 e 10 anos, respectivamente. Allix, ainda na escola primária, é uma jovem cheia de energia e é algo maria-rapaz, apenas confusa com alguns dos comportamentos da irmã mais velha que desperta para a adolescência.

Holly age como muitas das raparigas da sua idade: tem grandes flutuações de humor, desobedece algumas vezes e, é bastante vaidosa e egocêntrica. Estas irmãs partilham o quarto, gritam, lutam e fazem com que nunca haja um momento monótono em casa desta família.


- JOAN: É a irmã de Val. Mudou-se para casa da irmã com o seu filho de dois anos desde que o marido, Leon, saiu para comprar leite e nunca mais voltou. Trabalha em casa como redactora freelancer mas nunca consegue equilibrar o orçamento. Wally, o vizinho simpático tem um fraquinho por Joan, mas esta tem problemas com compromissos e durante grande parte da vida sentiu-se atraída pelos tipos errados.


- MAX: O filho de dois anos de Joan, ora está entusiasmado ou infeliz. É uma fonte quase inesgotável de energia. Adora o vizinho Wally e a cadelinha da casa.


- WALLY: Wally vive ao lado da família Stone. Na casa dos trintas, um pouco barrigudo e careca, tem um coração enorme, muito simpático, e está sempre pronto para ajudar. Embora introvertido, deixa transparecer o seu afecto por Joan.


- A AVÓ: A mãe de Val e Joan vive no andar de cima da casa da família. Trata-se de uma pessoa dinâmica, cheia de garra, opiniões muito próprias que partilha quer se queira ou não.



Leia mais sobre esta colecção e a sua autora:



Sem comentários:

Google