06/03/2008

Arte que se vê: "What the bleep do we know?"


A arte expressa igualmente os pensamentos da geração que a produz. Guarda em si momentos da história do Homem e das sociedades, de como se era, do que se pensava, das crenças e até dos mais mundanos hábitos e curiosidades sobre determinada época.
Para mim vale a pena ver e falar sobre este documentário/ filme porque carrega em si pensamentos que marcam a minha geração, os dias de hoje.



"What the Bleep Do We Know!? ou What the #$*! Do We Know!? (O que diabos nós sabemos?) — em cultura lusófona - Quem somos nós?.
Filme controverso de 2004, combina documentário entrevista e uma narrativa ficcional para conectar a ciência à espiritualidade, baseado nos ensinamentos de JZ Knight/Ramtha, de quem os três diretores são devotos. Houve, também, uma versão estendida em 2006, What the Bleep!?: Down the Rabbit Hole (O que bleep!?: Caindo no buraco do coelho) .


Os tópicos discutidos em What the Bleep Do We Know!? incluem neurologia, mecânica quântica, psicologia, epistemologia, ontologia, metafísica, pensamento mágico e espiritualidade.

O filme apresenta entrevistas com que se apresentam como especialistas em ciência e espiritualidade, intercalada com a estória de uma fotógrafa surda e como ela lida com sua situação.
A Animação digital é uma forte característica no filme.
O filme tem recebido críticas de toda a comunidade científica. Físicos, em particular, reclamam que o filme de forma grosseira deturpa o significado de diversos princípios da mecânica quântica, e se fundamenta na pseudo ciência.


Sinopse

Filmado em Portland (estado de Oregon, EUA), What the Bleep Do We Know (de acordo com os produtores "Bleep" é um 'eufemismo bowdlerian' para "fuck"); William Arntz referiu-se ao filme como "WTFDWK" em uma mensagem para os Bleeps' "Street Team"(grupos fãs que divulgam seus ídolos e filmes preferidos) mistura uma linha ficcional da história, em discussão no estilo de documentários, e Animação digital para apresentar um exame do universo e da vida humana dentro dele, com conexões propostas pela Neurociência e a física quântica. Algumas idéias discutidas no filme são:
O universo é melhor compreendido como construído pelo pensamento (ou idéias) mais do que de substância;
O que tem sido considerado "espaço vazio" é tudo menos vazio;
Nossas crenças sobre que nós somos e o quem nós realmente somos é real não a simples observação, mas nos mesmos formamos a nossa realidade.
Peptídeos produzidos no cérebro podem causar uma reação no corpo em resposta às emoções, resultando em novas perspectivas para os velhos adágios tais como "pensar positivamente" e "ser cuidadoso com o que você deseja."

Na parte ficcional, Amanda, uma fotógrafa surda (interpretada por Marlee Matlin) atua como o avatar (espécie de alter-ego) do espectador enquanto ela experimenta sua vida a partir de um novo começo e com diferentes perspectivas.

Na parte documental do filme, um número de especialistas científicos da fisica quântica, biologia, medicina, psiquiatria, e teologia discutem as raízes e significados das experiências de Amanda. Entretanto, aos espectadores não é dito quais são as credenciais dos especialistas até o final do filme. O comentário dos especialistas científicos convergem para um simples tema: "Nós todos criamos a nossa realidade." Embora não apoiada pela comunidade científica, este ponto de vista é correlato com as experiências subjetivas. Entre os autores que argumentam neste sentido, incluem-se Jane Roberts (o livro de Seth), Richard Bach (Fernão Capelo Gaivota e Ilusões), os escritos de Abraham-Hicks, e de Deepak Chopra, Dr. Wayne Dyer, e Dr. David R. Hawkins."

in wikipédia

leia o artigo na totalidade em
http://pt.wikipedia.org/wiki/What_the_Bleep_Do_We_Know!%3F


Veja aqui alguns excertos deste filme:

Parte 1 -
http://uk.youtube.com/watch?v=FpCSk7WC4GI
Parte 2 -
http://uk.youtube.com/watch?v=5T7biBBC3zk
Parte 3 -
http://uk.youtube.com/watch?v=DJcVOln5YGQ
Parte 4 -
http://uk.youtube.com/watch?v=9qn2eSJilFU
Parte 5 -
http://uk.youtube.com/watch?v=JUMNUpNNqjs
Parte 6 -
http://uk.youtube.com/watch?v=I42rz-2KsfU
Parte 7 -
http://uk.youtube.com/watch?v=Fi_tfjEHupk
Parte 8 -
http://uk.youtube.com/watch?v=PFwip3Z2r6k
Parte 9 -
http://uk.youtube.com/watch?v=1bDGojljzBI
Parte 10 -
http://uk.youtube.com/watch?v=uzCubyrPZ5I

Sem comentários:

Google