12/03/2008

Arte que se visita: Portugal dos Pequenitos e Museu do Brinquedo


Os dias de clima ameno começam a despontar. Lembro-me de ser criança e ter adorado as visitas ao Portugal dos Pequenitos e ao Museu do Brinquedo. Que os dias de sol sirvam de desculpa para levar as crianças a passear e, como a arte também é para as crianças, independentemente da sua geração, estas são duas boas sugestões.



Portugal dos Pequenitos


"Portugal dos Pequenitos é uma obra do Professor Dr. Bissaya Barreto, projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, o Portugal dos Pequenitos (e não Portugal do Pequeninos), implantado na cidade de Coimbra desde 1940, é talvez o parque temático dedicado à criança mais visitado e interessante do país.
O Portugal dos Pequenitos fica no Largo do Rossio, Santa Clara. O parque tem monumentos e outros elementos sobre a arquitectura e a História de Portugal, distribuídos por três zonas:
A primeira parte da construção, efectuada entre 1938 e 1940, é constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas. Solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos. A este núcleo, pertence também o conjunto de Coimbra, espaço onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade.
A segunda fase integra a “área monumental”, espaço ilustrativo dos monumentos nacionais de Norte a Sul do País. De realçar a cópia da janela do Convento de Cristo em Tomar, obra em cantaria da autoria de Valentim de Azevedo.
Terminada em finais dos anos 50, a terceira fase engloba a representação etnográfica e monumental dos países africanos de língua oficial portuguesa, do Brasil, de Macau, da Índia e de Timor, rodeados por vegetação própria destas regiões. Esta fase integra também monumentos das regiões autónomas da Madeira e dos Açores."


fonte: wikipédia


Conheça mais sobre o Portugal dos Pequenitos:


- Site da Fundação Bissaya Barreto: http://www.fbb.pt/pp_apresentacao.htm






Museu do Brinquedo - a história



"A colecção começou a ser constituída quando tinha 14 anos de idade, (coleccionador João Arbués Moreira), com os brinquedos que lhe iam sendo oferecidos e outros, pertença de pais e avós.
Com a idade o poder de escolha e de compra aumentou ao mesmo tempo que crescia a vontade de saber mais acerca das peças que ia encontrando, o seu fabrico, a sua origem,a sua história.Assim nasceu a pesquisa e aquisição de peças mais antigas e o interesse pela História da Humanidade que os brinquedos tão bem documentam.
Com o passar do tempo, a colecção foi aumentando e tinha já mais de 40.000 brinquedos diferentes.Havia que preservar e expor este património permitindo ao público tomar contacto com a maior colecção do género em todo o país.
Em 1987 foi criada a Fundação Arbués Moreira à qual foi legada toda a colecção, dois anos mais tarde um acordo com a Câmara Municipal de Sintra para cedência de um espaço permitiu a criação do Museu do Brinquedo de Sintra.
A colecção continuou sempre a crescer, o espaço tornou-se exíguo para as peças entretanto adquiridas e doadas. Era indispensável a criação de um novo local de exposição que permitisse albergar toda a colecção e enriquecer a comunicação entre o público visitante e o Museu.Este novo espaço, antigo Quartel dos Bombeiros de Sintra, inclui instalações apropriadas para o visionamento de vídeos temáticos, espaço lúdico multimédia, uma sala destinada à montagem de exposições temporárias e uma oficina de restauro."

fonte: site do museu do brinquedo




imagem: portugal dos pequenitos

Sem comentários:

Google