29/03/2008

Arte que se lê: "O Feiticeiro e a Sombra" de Ursula K. Le Guin


Lá por se enquadrarem as obras numa categoria, não significa que estas fiquem acorrentadas à mesma. Quero eu dizer que, vale a pena, mesmo quando já não somos crianças, inspeccionar a secção de literatura juvenil, pois é bem provável que descubramos um livro que realmente nos agrade.

Foi o que aconteceu com esta tetralogia que se incia com "O Feiticeiro e a Sombra", seguindo-se dos títulos "Os Túmulos de Atuan", "A Praia mais Longínqua" e "Tehanu - O Nome da Estrela".

Quanto à autora - Ursula K. Le Guin - nasceu nos Estados Unidos da América em 1929. Senhora de talento inesgotável e versátil, aventurou-se por diferentes géneros literários desde o ensaio à poesia e até à tradução. Multipremiada em todas as vertentes da sua criatividade, distinguiu-se sobretudo como autora do fantástico.






"Numa terra longínqua chamada Terramar vive o maior de todos os arquimagos. O seu nome é Gued, mas há muito tempo atrás, ele era um jovem chamado Gavião, um ser estranho, irrequieto e sedento de poder e sabedoria, que se tornou aprendiz de feiticeiro.

Neste livro conta-se a história da sua iniciação no mundo da magia e dos desafios que teve que superar depois de ter profanado antigos segredos e libertado uma negra e pérfida sombra sobre o mundo. Aprendeu a usar as palavras que libertavam poder mágico, domou um dragão de tempos imemoriais e teve que atravessar perigos de morte para manter o equilíbrio de Terramar. No meio de um suspense quase insustentável, de encontros místicos, de amizades inquebrantáveis, de sábios poderosos e de forças tenebrosas do reino das trevas e da morte, Gued não pode vacilar, qualquer fraqueza sua fará perigar o equilíbrio que sustenta o mundo… e a sombra maléfica que ele libertou, gélida e silenciosa, só está à espera desse momento para devastar, com as suas asas negras, o mundo inteiro.
O Ciclo de Terramar é uma admirável tetralogia, por muitos comparada a clássicos como «Narnia» de C.S. Lewis ou «O Senhor dos Anéis» de J.R.R. Tolkien. Esta magnífica saga, que se tornou numa obra de referência no vastíssimo percurso literário desta escritora norte-americana, tem início com «O Feiticeiro e a Sombra». O universo de Terramar, simultaneamente tão semelhante e diferente do nosso, é, sem dúvida, uma das maiores criações da literatura fantástica, e o poder misterioso e mágico que emana da narrativa, a sensibilidade que ilumina os momentos de profunda sabedoria, a intensidade das personagens, o estilo elegante e cristalino conquistam-nos de imediato e rapidamente nos arrebata para os meandros dos seus reinos imaginários."




Sem comentários:

Google