18/03/2008

Arte que se lê: "A charneca do enforcado" de Michael Jecks


A charneca do Enforcado" é o terceiro volume da colecção Templário da Bertrand Editora.

O autor, Michael Jecks, fascinado pelo desaparecimento dos Cavaleiros Templários, abandonou uma carreira na indústria de computadores para se dedicar totalmente ao estudo da História Medieval. De armas e bagagens mudou-se para Devon, uma localidade em Inglaterra cuja história remonta à época medieval e, onde decorrem muitos dos seus romances.


Descobri esta colecção por acaso, quando divagava pela Fnac, à procura de um livro que me cativasse. E a minha vontade foi correspondida, estes "romances policiais na Idade Média" são absolutamente cativantes, absorventes.

Para além deste título podemos encontrar: " O regresso do leproso", "A forca do abade", "Os assassínios de Crediton", "O sócio do mercador" e o "O último templário".


"Em Devon, no século XIV, os servos da gleba fugitivos eram brutalmente punidos se fossem apanhados pelos seus amos. Porém, quando Peter Bruther foge da mansão de Sir William Beauscyr coloca-se sob protecção directa do rei, instalando-se nas charnecas como mineiro de estanho, obrigando o almoxarife de Lydford, Simon Puttock, a informar um irado Sir William de que perdeu todos os direitos sobre o servo fugitivo.


Quando o corpo de Bruther é encontrado enforcado numa árvore, Simon, ajudado pelo antigo Cavaleiro Templário, Sir Baldwin Furnshill, vê-se envolvido na investigação de um assassínio a sangue-frio. Aliás, não há falta de suspeitos, desde o próprio Sir William aos filhos, a Thomas Smyth, um rico mineiro que dirige uma impediosa rede de extorsão aos senhores das terras.


Seguem-se pressões sobre Simon e Baldwin para que descubram a verdade antes que ocorram mais casos de violência. Está preparado o cenário para uma excelente obra de mistério que lança uma nova luz sobre os costumes da Devon medieval e que nos conta uma história de assassínio, chantagem e vingança que decorre a um ritmo alucinante."


Site do autor: http://www.michaeljecks.co.uk/index.html

Sem comentários:

Google