12/03/2008

Arte que se ouve: "É verdade" - Terrakota



Continuando a falar de música portuguesa, hoje os protagonistas desta rúbrica são os Terrakota.

A sua música define-se como "uma música orgânica enraízada na África negra, que bebe sonoridades do Sahara, das Caraíbas, das Índias, do Ocidente e cresce sob o sol..."


Segundo palavras dos Terrakota em resposta a um locutor de rádio que lhes pedia que definissem o seu estilo musical:


"a gente não se define, a gente toca uma grande mistura que tem a ver com os estilos que a gente gosta, mas tem um certo elo de ligação, tem a ver com tropicalismo, tem a ver com liberdade, com um Mundo sem fronteiras, mas acaba sempre por ter o centro em Africa, porque quando vais ver todas as outras músicas que nos influenciam, são todas criadas pelos escravos que vieram de Africa e que migraram para essas várias zonas, ou da América do Sul ou, etc, etc, ou mesmo dentro da própria Africa, e no fundo vai tudo parar a Africa no final, mesmo o próprio Rock, o Reggae, a música das Caraíbas, influência de Cuba, vai sempre dar tudo a Africa, portanto se calhar somos um pouco uma banda, como é que disseste ? étnica ? "

leia a entrevista na totalidade: http://www.reggaeportugal.com/portugues/entrevista_a_terrakota_pt.htm


Sobre "Oba Train", o 3º albúm dos Terrakota

Oba Train é o primeiro álbum a ser editado pela Gumalaka e chega às lojas no dia 28 de Maio!
A Gumalaka surge da união de esforços entre a editora Matarroa e a Radio Fazuma. Sendo ambas as entidades referências ao nível da música independente nacional, dentro de áreas mais ou menos específicas, da simpatia existente ao nível musical surgiu a amizade, sendo de certa forma espontânea (e extremamente rápida), a ideia de união de esforços entre ambas.
O objectivo da Gumalaka é a edição de música independente de cariz enrolado, tendo sempre como missão prioritária, o prazer de divulgar música e artistas que, de outra forma, dificilmente conseguiriam ver a sua arte exposta.



Terrakota - Oba Train

O comboio da vida transporta uma tripulação itinerante - a Humanidade. O comboio não pára a sua viagem e o movimento não tem limites nem fronteiras. O seu trajecto é definido pelo Cosmos e a sua força motora é a sua própria energia.
Por vezes, a tripulação desvia-o para caminhos tortuosos, perigosos… ele perde o controle e quase que descarrila criando um desequilíbrio em toda a tripulação entrando por túneis tão escuros que o fim parece quase eminente, como agora!!!!
Então, abranda a marcha, encarrila de novo e segue a todo o gás voltando a repor na tripulação força, consciência e amor lançando de novo o Oba Train na direcção certa!
Este 3º álbum de originais dos Terrakota é uma viagem musical pelos diversos trajectos da viagem do Oba Train, cheio de sons quentes com tempêro africano que vai passando por diferentes estados de espírito da sua tripulação. Vivemos numa epóca de transição, em que tudo acontece muito rápido, muito arrítmico, em que o respeito pela vida e pelo nosso ecossistema se está a dissipar… a Mãe terra começa a estar desiludida com um dos seus filhos: o homem e a sua humanidade.
Movidos pelo apelo da patchamama, os Terrakota decidem, quase que espontaneamente neste disco, contar à humanidade um pouco do que ela tem feito de mal e do que pode fazer de bem… viajando em torno do planeta incessantemente para tentar fazê-lo girar na direcção contrária… Deslizando nos carris do afro-beat// reggae// mbalax// raggamuffin// wassolon// dub// rai// flamenco// salsa rock// rap// zouk// chimurenga. O Oba Train vai de continente em continente expressando-se em português// wolof// inglês// youruba// francês// dioula// castelhano// krioulo// árabe… sem nunca parar, nem nos postos fronteiriços!!!! A sua tripulação é homogénea e mestiça e conduz-nos nesta viagem pelo mais belo e mais puro que nos é confiado… a Vida!

fonte: http://osuplente.wordpress.com/2007/05/11/terrakota-oba-train-novo-disco-nas-lojas-a-28-de-maio/

Pessoalmente, escolhi o tema "É verdade" para representar os Terrakota neste post. A música é ritmada, quente, e a letra é absolutamente fantástica.

"É verdade"

Só lês “a Bola” Múmia é peça de antiguidade?…Tás dopado!


Vês documentários pensas que tudo é verdade?… Tás dopado!


O noticiário parece ter objectividade?… Tás dopado!


O imigrante é o tumor da sociedade?…


Mwadié, tás quase apanhar overdose, vai no médico antes que não fazes paragem cardíaca!




É verdade, juro! Passou na til’visão…


Uma galinha engripada contaminou o adão


É verdade, juro!! Ouvi ontem na rádio…


O parente avariou saiu a correr todo nu do estádio


É verdade, juro!Li ontem no jornal


Bondaram o bandido, um islamista radical


É verdade juro! Passei a ser otário.


Já não falo co os meus irmãos arranjei um amigo imaginário.




Bem vindos!! Bem vindos!! Bem vindos!!


Ao século dos junkies da informação


Tamos todos dopados não temos sequer opção


Não procuras ela te encontra e táplica a injecção


A mistela actua sem dares conta, molda-te o gosto e opinião.


Senta! Saboreia a sensação…


Tenta controlar a tentação meu irmão!


De pegar no controlo remoto


Tem novela e desporto


Tempo pró Kanuko? Ai iso é que não!


Pensa! Não leva só injecção…


Essa cabeça não é para decoração


A máquina fala connosco e até nos dá lição


Nos diz quem é Deus, o Bom, o Mau……e o Vilão!





Conheça mais sobre esta banda:




Sem comentários:

Google