25/03/2008

Arte que se vê: Kundun de Martin Scorsese



Actualmente o Tibete está debaixo dos olhos do mundo por motivos sobejamente conhecidos, mas que nunca tinham ocupado tanto tempo de antena nos noticiários.

Acho que é então a altura propícia para focar aqui o filme "Kundun", realizado por Martin Scorsese, onde nos é dada a conhecer a vida do 14º Dalai Lama.


Embora algumas cenas se "arrastem" um pouco demais, é fácil apreciar este filme pela sua riqueza factual e imaginética. Uma das magias do cinema é este ser uma caixinha que guarda, intocável, uma história, com a finalidade desta ser dada a conhecer.


Como sou portuguesa, país onde as expressões de opinião são livres, posso com tranquilidade afirmar que, para mim, o Tibete é uma nação em si, não uma região chinesa.


SINOPSE

O destino de uma nação vive no coração de uma criança.
A admirável história do décimo quarto Dalai Lama.

Em 1937 Tenzin Gyatso, uma criança de dois anos e meio, proveniente de uma modeste família de aldeões tibetanos, foi reconhecida como sendo a décima quarta encarnação do Buda da Compaixão e escolhida para ser o chefe espiritual e político do seu país.Kundun, que significa "A Presença", retrata a história verídica dos anos de formação monástica do Dalai Lama desde a mais tenra idade até à invasão do Tibete pelas tropas da China comunista e à sua fuga para a Índia em 1959, onde ainda hoje vive em exílio.


A afeição e dedicação de Martin Scorsese ao líder tibetano está bem patente na forma como retrata a aventura de um jovem que em poucos anos atingiu a grandeza de um líder e que permanecendo sempre fiel aos seus princípios de não-violência conduziu o seu povo através de um dos periodos mais conturbados da sua história.





Veja aqui:


- Trailler - http://www.youtube.com/watch?v=dCiuVMD3lqo
- Kundun parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=D_cjkmYB6MA
- Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=bFwn-tQzGMo&feature=related
- Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=hDMGHWsIvvM&feature=related
- Parte 4 - http://www.youtube.com/watch?v=TX-IfvCE1xM
- Parte 5 - http://www.youtube.com/watch?v=OwdjAGrYmIc
- Parte 6 - http://www.youtube.com/watch?v=R3LmWl4lMXY
- Parte 7 - http://www.youtube.com/watch?v=bwUFc0I4KwQ
- Parte 8 - http://www.youtube.com/watch?v=hYMctpo8BUU&feature=related
- Parte 9 - http://www.youtube.com/watch?v=s6TvyE3_blA
- Parte 10 - http://www.youtube.com/watch?v=1tnKHRLedHw
- Parte 11 - http://www.youtube.com/watch?v=OKMmtQGN9hI
- Parte 12 - http://www.youtube.com/watch?v=uJ9tpORIbuc&feature=related

Sem comentários:

Google