01/04/2008

Arte que se ouve: "Atlas" dos Battles


"Primeiro estranha-se, depois entranha-se" - este foi um slogan escrito por Fernando Pessoa para a Coca Cola. Acho que este se adequa na perfeição ao género musical que hoje foco aqui - o rock matemático ou math rock. Esta música - "Atlas" dos Battles, do albúm "Mirrored", é um óptimo exemplo. A primeira vez que a ouvi parei para assimilar toda a sua substância, coisa rara para os meus ouvidos. Mas, a verdade é que somos compelidos a ouvir repetidamente esta música, mesmo sem se conseguir discernir se se gosta ou não.


"Math Rock é um gênero musical que surgiu em fins da década de 1980 com influências do Hard core, Punk rock, Rock, Rock progressivo.
A composição musical neste gênero é bastante complexa incorporando métricas incomuns em seu ritmo, tido como matemático, daí o nome, Math rock (literalmente rock matemático).
Os instrumentos geralmente sendo tocados em bases atonais ou politonais e nem sempre sincronizados são acompanhados da voz, quando presente, alternando entre o ritmo calmo e gritado.
Existe como sub-gênero a este o post-rock, sendo difícil sua diferenciação, ainda que neste caso a tendência é uma menor influência do hard core quanto mais de ritmos mais leves e melódicos."


fonte: wikipédia


leia mais sobre math rock: http://en.wikipedia.org/wiki/Math_rock


Sem comentários:

Google