23/07/2010

Arte que se lê: "The Complete Book of Drawing" de Barrington Barber



Ainda andava na escola primária quando o meu pai me ofereceu os meus primeiros livros que ensinavam a desenhar. Lembro-me perfeitamente que um debruçava-se sobre nus e o segundo sobre animais selvagens. Fê-lo para acarinhar e incentivar algo que nasceu comigo, da mesma forma que o fez mais tarde com a minha escrita quando me ofereceu uma máquina de escrever.
Tenho algumas memórias desse tempo e algumas são cómicas como os meus pais terem que acalmar a professora, (sobre a tal compra dos livrinhos), pois enquanto os meus coleguinhas desenhavam casinhas e sóis, eu parecia-lhe preocupadamente precoce com os meus nus.
Bem, durante muito, muito tempo, deixei de desenhar. Mas a verdade é que não poderia passar toda a vida afastada de algo que gosto mesmo, que acho que me é inato, pois não fui influenciada por ninguém para forçar o nascimento deste gosto. Mas, desenhar é como andar de bicicleta, não se desaprende mas enferruja-se.
Então, mais uma vez encontrei um livro que acredito ter estado à minha espera, como acontece com todos os únicos exemplares que alguém toca. Esse livro de Barrington Barber, chama-se "The Complete Book of Drawing - Essential Skills for Every Artist" e é fabuloso para todos os que queiram aprender a desenhar ou a melhorar as suas aptidões, independentemente do seu nível. Gostei imediatamente deste livro porque logo nas primeiras dez páginas estão explicados conceitos, como a de se usar o polegar, de forma inteligível, e que por vezes parece tão difícil a um autodidacta "sacar" essa informação. Está repleto de gravuras, explicações e exercícios de todos os níveis, para que se ganhe a confiança necessária.

Sem comentários:

Google