24/06/2008

Arte que se vê: "Nim's Island" de Jennifer Flackett

Hoje trago-vos este filme. "Nim's Island" ou, se preferirem, "A Ilha de Nim".

Nim, (Abigail Breslin), é uma menina de 11 anos, diferente das meninas da sua idade que conheço ou recordo. Ela é diferente em primeiro lugar, porque a sua casa é numa ilha recôndita, que seria deserta, não fosse esta o lar secreto desta menina, do seu pai cientista, (Gerard Butler), e dos seus animais.
Outros pormenores que fazem desta menina diferente, a começar pelo seu nome, inventado pela sua mãe, é o facto de não ir à escola, mas tem uma sede de conhecimento enorme que satisfaz através de brincadeiras com os seus amigos - um leão-marinho, um lagarto e um pelicano -, ou através dos imensos livros que devora.

Tanto o seu pai como Nim fazem questão que a localização do sua ilha se mantenha secreta. Recebem mantimentos regularmente através de um barco, e abastecem-se no mar, pois nem ao capitão deste barco dão autorização para atracar no local a que chamam lar. Obtém alimentos na ilha, electricidade através de paineis de energia solar e comunicam com o mundo através de internet.

A grande aventura começa quando o pai de Nim vai numa breve expedição marítima, mas depara-se com problemas para regressar. Nos dias em que fica sozinha, Nim depara-se com diversas situações, de entre as quais como defender a sua ilha de uma invasão de turistas sem ser descoberta.
Enquanto isso, vai trocando e-mails com a escritora dos seus livros favoritos, sem saber que esta é uma mulher, dominada pelas suas obsessões, agorafóbica. Na mente de Nim, Alex Rover, é um homem, mas não um homem qualquer. Alex é nada mais nada menos do que o seu herói favorito, e esquece-se que este é ficcional, pedindo-lhe ajuda quando a sua situação se complica.
Alex, (Jodie Foster), vê-se então pela primeira vez como heroína da sua própria história, tendo que atravessar meio mundo e, vencer mil fobias, para ir de encontro a esta menina de 11 anos, que está sozinha e precisa de ajuda.
É uma história terna, as personagens são entusiasmantes, e é sobretudo um bom filme para ver em família, pois tem boas mensagens para crianças e adultos.

http://www.myspace.com/nimsisland

1 comentário:

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Olá amiga
Não conheço a história, nem o filme...mas a pulga ficou atrás da orelha.
Um beijinho
Vóvó Cassilda

Google