29/04/2011

Arte que se vê: "Inside Job", de Charles Fergunson



Não há boca no mundo que não soletre crise, que nela se debruce, se rebole, que não rumine este termo tão globalizado, a maioria das vezes sem saber do que fala exactamente.
E a ignorância é geral. Todos sabemos que a vida está mais cara, falamos de défice, questionamo-nos sobre a próxima subida de impostos, da renda da casa, do pão, dos cortes nos salários. Todos nós sentimos a crise, mas não a entendemos verdadeiramente. Sabemos que dói, mas não como surgiu este mal, esta doença que se entranhou em todo o lado.
Se forem como eu, (e eu que são pois este mundo global nos presenteia com semelhanças), hão-de sentir que quem se dirige às massas com o diagnóstico das nações, soa mais a charlatão do que a médico, que alguma coisa não bate certo.
E eis que surge este fantástico filme / documentário.

Se forem como eu, não o vão querer deixar de ver. Vão querer saber toda a verdade, independentemente das implicações. Se forem como eu, vão ficar boquiabertos, estupefactos, zangados, enojados até. Sobretudo agradecidos por haver quem nos tire a areia dos olhos, porque se a ignorância facilita a entrada no Céu católico, enquanto estamos por aqui só nos dá é chatices.

Sem comentários:

Google