27/04/2011

Arte de Bem Comer: Restaurante "O Lagar da Cerveja", Terrugem, Sintra



Fica na Av. 29 de Agosto na Terrugem. À beira da estrada, é impossível não reparar num edifício amarelo de dois pisos, simples mas bem cuidado. Recente.
Apresenta-se através de um letreiro como restaurante marisqueira "O Lagar da Cerveja".
No lugar que hoje ocupa, há muitos anos atrás, num edíficio térreo de um branco sujo e muito mais singelo encontrava-se o primeiro restaurante "O Lagar". Hoje, sobrevive apenas na memória de muitos que, como eu, rumavam a terras saloias para um cabrito à lagar.
Eu era criança, mas ficou-me na memória os almoços com os meus pais, entre rodas de carroças, pratos de barro, latoarias, artesanato e quinquilharias que enchiam as paredes e os tectos. Bocados de uma vida rural passada, uns mais sucata que outros, que agora encontravam uma nova serventia. Não só decorativa, mas também educativa, por todos os gaiatos e gaiatas, como eu na altura, que inquiriam sobre a natureza, forma e função de todos os badalos, peças e pecinhas.
Esse primeiro, morreu com o dono. Lá ficou à beira da estrada, de um branco mais sujo e com sinais mais evidentes de abandono e ruína de ano para ano.

Este novo "lagar", novo e luminoso, é de momento o meu restaurante favorito. Pelo espaço, pela comida, pelo atendimento. A comida é bem confeccionada, as doses generosas e o preço razoável. Na ementa, para além de uma boa selecção de carnes, peixes, mariscos, sobremesas, a oferta de pratos do dia é variada e também uma boa escolha.
Quanto ao preço, são semelhantes aos praticados num restaurante chinês, ou seja, em conta. Existem muitos pratos por menos de 8€, e as sobremesas menos de 2€.
É um dos únicos restaurantes onde me atrevo a fazer refeições em grupo, porque cada um pede o que quer, e é certo que todos saem satisfeitos.

A cozinha, no piso térreo, separa-se da sala somente por vidros, sendo possível observar sem qualquer constrangimento a preparação dos alimentos.
A decoração, é sóbria e acolhedora. Tem zona para não fumadores e fumadores.

Sabe-me bem ir ao Lagar. Começar por um queijo seco alentejano, e fatias de um pão verdadeiramente bom. Tudo isto de forma informal e descontraída. Continuar com um polvo à lagareiro, (e eu que sempre achei que não gostava de polvo!), um cozido à portuguesa, um bife à cortador, peixe grelhado, rolo de carne...
Não faltam opções, inclusivé quanto às sobremesas: doce da casa, doce da avó, serradura, baba de camelo... A conta final, para dois, cerca de 25€.

Site: http://www.olagardacerveja.com/inicio.php

1 comentário:

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

OLá minha amiga

QUE BOM, ENCONTRAR-TE POR AQUI, NOVAMENTE!

ACREDITA QUE ME LEMBRO MUITO DE TI!
FOI BOM, AQUI VOLTAR!
É BOM SABER QUE ESTÀS BEM!

DESEJO-TE MUITA SAÚDE, MUITA PAZ E TUDO DE BOM!

UM XI COM MUITO CARINHO E AMIZADE

VÒVÒ CASSILDA

Google