09/01/2008

Vejam: Apresentação das Oficinas da FRESS

Quem se interessa por Artes Decorativas em Portugal, mais tarde ou mais cedo irá conhecer a FRESS - Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.

"Em 1953, o banqueiro e coleccionador Ricardo do Espírito Santo Silva doou o Palácio Azurara e parte das suas colecções privadas ao Estado Português. Foi o princípio da Fundação com o seu nome criada como Museu-Escola com a finalidade de proteger as Artes Decorativas Portuguesas e os ofícios com elas relacionadas, pela manutenção das suas características tradicionais, pela educação do gosto do público e pelo desenvolvimento da sensibilidade artística e cultural dos artífices.
A concepção original da obra de Ricardo do Espírito Santo Silva foi bem mais longe do que a criação de um Museu e deve considerar-se modelar nos campos educativo e cultural. Actualmente fazem parte integrante da Fundação o Museu-Escola, 18 oficinas de ofícios tradicionais, uma oficina de Conservação e Restauro e duas escolas – A Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD) e o Instituto de Artes e Ofícios (IAO)."

No site da Fundação, pode assistir a 18 pequenos vídeos, primorosamente executados onde observamos artífices das Oficinas da FRESS na execução do seu trabalho. Estes filmes de curtíssima duração dividem-se aqui nas categorias "Madeiras", "Texteis e Empalhamento", "Metais", "Encadernação e Decoração de Livros", "Gabinete de Desenho" e "Conservação e Restauro". São inspiradores, por isso, clique no link abaixo.

http://www.fress.pt/Default.aspx?Tag=CONTENT&ContentId=36

Sem comentários:

Google