07/10/2008

Inspiração: ArTerapia


"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida."


Jung


"Antes eu desenhava como Rafael, mas precisei de toda uma existência para aprender a desenhar como as crianças"


Picasso




Tenho tido a sorte de conhecer, ao longo do tempo, pessoas que me inspiram verdadeiramente, cujo propósito de vida é elevado, que criam disponibilidade nas suas vidas para tocar o mundo e quem as rodeia da forma mais positiva.


A minha querida amiga Teresa é sem dúvida uma dessas pessoas. Escultora e professora de artes, inspirou gerações de alunos que certamente a recordam com o mesmo carinho que inspira em todos quanto cruzam o seu caminho, como eu.


Fiz este blog, porque amo as artes, porque acredito que existe arte em todas as demonstrações de vida até nas rotinas mais diárias, assim como acredito que existe um potencial criativo em tudo e em todos. Essa criatividade pode ser libertada através de qualquer meio ou ferramenta, onde a única coisa essencial é não reprimir esse potencial que habita em todos nós, sem excepção. Por esse motivo este projecto é inspirador e dou-vos a conhecer a Arterapia com muito gosto.


" - A Terapia através da Arte baseia-se nos princípios que o processo criativo para além de curativo permite a afirmação da vida.

- Actua como forma de expressão das emoções conscientes e inconscientes através de meditação, pintura de mandalas, cor, símbolos, contos, visualização criativa, música e som.

- O trabalho com crianças é extremamente bem sucedido uma vez que estas são naturalmente criativas e artísticas.

- Este tipo de terapia tem muito sucesso em tratamentos de casos clínicos de depressão e mesmo em patologias físicas.

- Harmoniza o fluxo de energia, estimula a capacidade de concentração e relaxamento.

- Irá proporcionar um contacto harmonioso e amoroso consigo e, com os outros."


Podem fazer parte deste grupo de Terapia através da Arte, ou pedir mais informações, em Sintra, na Associação Cultural Art of Living no Largo Ferreira de Castro, nº3, r/c.

Tel: 219248969




1 comentário:

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Olá minha querida amiga
Adorei este texto sobre a arterapia e gostei de saber que a tua amiga Teresa professora de Artes te toca profundamente!
Tu és uma pessoa muito sensivel, só podes...amando como amas a arte!

Eu também gosto...mas não tenho a tua sabedoria, mas gosto de ler e saio daqui sempre a saber alguma coisa mais!
Agradeço-te muito, por isso!

Também te quero deixar o meu muito obrigada pelas palavras deixadas no meu cantinho, és muito querida!
Deixo-te um beijinho com muito carinho, como sempre!
Vóvó Cassilda

Google