16/07/2009

Arte que se visita: Julho em Sintra e Mafra


O Verão também é sinónimo de festas populares por todo o país. Tenho que confessar que em miúda torci sempre o nariz ao tipo de animação destes encontros. Ao viajar por muitas zonas do nosso país ficava sempre com a impressão que somente a pronúncia se distinguia nestas festas, sempre iguais e, para mim, nada apelativas.

Após anos de enfado e outros de ausência neste tipo de ocasiões sinto-me no dever de afirmar que nestes últimos três fins de semana, os concelhos de Sintra e Mafra, marcaram-me pela positiva.

Em Sintra, está ainda a decorrer a Rota das Feiras, onde o objectivo é animar, recriando feiras de tempos idos. Iniciou-se em 28 de Junho com a Feira Romana no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, seguindo-se uma Feira Medieval no largo de S. Pedro de Sintra, um torneio a cavalo no largo do Palácio da Vila. Sublinho a boa organização e, sobretudo a riqueza através da presença de artesãos, animações várias, demonstrações, muitas barraquinhas onde todos os participantes estiveram sempre vestidos à época num bom rigor.

Finda este fim de semana, (de 17 a 19 de Julho), com uma Feira Setecentista no largo do Palácio Nacional de Queluz.


Refiro Mafra também pelo excelente programa de concertos gratuitos que ocorreram no fim de semana de 10 de Julho. As duas figuras de cartaz a que assisti foram os Corvos e os Wok. O desempenho foi magistral, agradando às muitas pessoas de variadas idades que assistiram, resistindo ao frio nocturno de boa vontade.


As pessoas aderiram a estes eventos. A nota não poderia ser mais positiva. Pessoalmente aplaudo os municípios que ousam ser mais criativos nas acções que promovem. Que voltem para o ano!



1 comentário:

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

MINHA QUERIDA AMIGA

NÃO PODIA DEIXAR PASSAR ESTA DATA TÃO BONITA, SEM VIR ATÉ AQUI, PARA DEIXAR UM GRANDE BEIJINHO E DESEJAR UM SANTO E FELIZ NATAL!

TODO O OMEU CARINHO E AMIZADE
VÓVÒ CASSILDA

Google