15/07/2009

Arte que se lê: "Sintra, Serra Sagrada, Capital Espiritual da Europa" de Vitor Manuel Adrião


Nasci em Sintra aos pés do Palácio. Vivo em Sintra. Sinto por esta vila o mesmo deslumbramento que tantos outros ao longo de milénios.
"Sintra, cuja mais antiga forma medieval conhecida "Suntria" apontará para o Indo-Europeu “astro luminoso” ou “sol”, terá sido designada por Varrão e Columela como Monte Sagrado. Ptolomeu registou-a como a "Serra da Lua" e o geógrafo árabe Al-Bacr, no século X, caracterizou Sintra como «permanentemente mergulhada numa bruma que se não dissipa."

É fácil para qualquer um, quer passe amiúde nestas paragens, quer visite esta vila pela primeira vez, sentir que penetra num local mítico, fantástico. Tem sido inspiração de uma pleiade de manifestações criativas seja na literatura, seja até na única arquitectura - não fosse também a capital do romantismo.
Por isso hoje trago-vos este livro, que desvenda ao leitor a linguagem cifrada presente nos edifícios, na composição de Sintra, e que vão buscar as suas raízes à rosacruz, ao templarismo, à maçonaria como é o exemplo da Quinta da Regaleira.

Em S.Pedro de Sintra existe numa rua aberta ao trânsito um muito antigo túmulo onde dizem que jazem juntos para a eternidade um mouro e um cristão. Lenda ou não, é assim que sinto Sintra: um local onde todas as formas de ser, todas as luzes, todas as espiritualidades se abraçam e se unem para formar este pináculo, este sagrado "monte da lua".

Um excerto do livro:

"Este livro perfila-se no singular deslumbramento da descrição das lendas, narrativas, história e esoterismo de Sintra, assumida como Serra Sagrada por antigos e clássicos ao ponto de no século XIX o rei D.Fernando II, num ensejo iluminado, pretender que a vila se tornasse a capital espiritual da Europa.

Sendo o primeiro livro inteiramente dedicado à facies oculta ou à "história não contada" de Sintra. aborda toda uma dimensão desconhecida, repleta de lendas e tradições, dando a conhecer alguns documentos históricos inéditos, bem como um roteiro que descreve as suas quintas, palácios e igrejas, sem esquecer as múltiplas personalidades que contribuíram para a Espiritualidade Sintrã. Entre alguns tópicos particularmente encantatórios para o leitor destacam-se a Quinta da Regaleira e o famoso "Monteiro Milhões"; as grutas do Castelo dos Mouros, a Demanda do Santo Graal e o Parque da Pena, o Convento dos Capuchos e a Alquimia, as inscrições hindus da Penha Verde, os Fiéis de Amor e o Palácio Real da Vila, os Templários e os Árabes de Sintra, a célebre profecia da Serra da Lua ou ainda Mafra e o V Império, Cascais e a enigmática "Boca do Inferno"".


"O Mistério Incrível dos subterrâneos de Sintra


Uma verdadeira cidade subterrânea, formada por túneis e grandes galerias, a partir do Castelo da Penha e construídos pelos Mouros e pelos Templários há cerca de oito séculos, faz com que a Serra de Sintra se pareça mais com um queijo "Gruyère" do que com uma montanha a quem já Ptolomeu apelidava de Montanha da Lua, nome aliás repetido por Camões quando a ela se refere, em verso, nos Lusíadas.

Em tempos ainda mais remotos, Festo Avieno chamou-lhe Ofiússa, palavra de origem grega significando "terra da serpente". Serpentes seriam, segundo autores mais dados à História superficial, os ídolos das tribos indígenas, mas não se pode olvidar o facto de os Iniciados em determinada Via do Conhecimento serem conhecidos por idêntico nome.

Por seu lado, o cruzado Osberno, um dos voluntários estrangeiros na conquista de Lisboa aos Mouros por D. Afonso Henriques e, quanto a nós, o primeiro repórter da História de Portugal, sobre a Serra de Sintra referiu, nas suas crónicas, que se tratava de uma região tão enigmática ao ponto de as éguas ficarem prenhas apenas devido ao vento..."



Na internet:

- Site de informação sobre o autor: http://lusophia.portugalis.com/

- Sintra na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sintra


imagem: Quinta da Regaleira

2 comentários:

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Olá querida Ana

Que saudades eu tinha tuas!!!

Acredita que me tenho lembrado muito de ti!

O meu tempo é que é pouco, por isso não tenho deixado mensagens...os netinhos...sempre os netinhos...agora que já estou em pleno com o bébé que já está com 6 meses...e lindo!!!

Deixo-te um grande beijinho com carinho

Vóvó Cassilda

Catarina disse...

Ola eu tambem moro em Sintra e facto concordo com o que dizes aqui. Este lugar é realmente magico.
Amo viver aqui entre a Serra e o Mar.

:)

Google