10/09/2008

Arte que se joga: Spore


O mercado dos vídeojogos está em franca expansão. Em breve será raro encontrar uma casa que não possua um computador e uma consola de jogos, no mínimo.


O interesse pelos vídeojogos manifesta-se num espectro de idades cada vez mais alargado. Não é somente algo para adolescentes e jovens adultos, mas também para crianças de tenra idade e adultos de todas as gerações.


O Spore pelo seu conteúdo criativo e inovador é um jogo ideal para todas as idades. Sobretudo para os mais novos este é sem dúvida um jogo didáctico, imensamente divertido, sem qualquer conteúdo ofensivo.


Neste jogo começamos por ser um ser unicelular, que chegou através do espaço no interior de um meteorito e inicia a vida no seu novo planeta numa poça partilhada com mais seres do mesmo género. Acompanhamos a evolução do nosso ser em todos os aspectos. Optamos por fazer dele um ser herbívoro, carnívoro ou omnívoro e ao longo da primeira fase, nadamos pela poça efervescente de vida, comendo, evoluindo e evitando ser comido.


Outras quatro fases se seguirão, onde a nossa criatura é sempre mais complexa assim como a interacção com tudo o que a rodeia. Tudo neste jogo é decidido pelo jogador, desde o aspecto da criatura, até ao design dos edifícios e veículos da sua cidade, inclusivé o seu comportamento com o mundo e as outras espécies que o povoam. É entusiasmante toda a evolução de uma espécie desde os primórdios até à era espacial.



"Spore é um jogo de computador desenvolvido pela Maxis. É uma épica viagem que leva a origem e a evolução da vida, a criação de uma civilização e da tecnologia e eventualmente até ao fim.
O jogo, idealizado por Will Wright, que já criou jogos muito conhecidos (como SimCity e The Sims), foi primeiramente apresentado em 2004 num artigo da revista Wired.
O jogo conta com tecnologias novas desenvolvidas pela Maxis, onde o usuario poderá baixar conteudo para a personalização do jogo com apenas alguns KBytes de tamanho, possibilitando um planeta inteiro ter apenas 5 MBytes, pouco e útil para quem usa internet discada.


As etapas:


- Fase de Poça (Celular) - A fase é ambientada no nível microscópico, onde o jogador irá ter um estilo de jogo como flow, ou seja, seu microorganismo deverá comer seres menores, escapando de outros organismos maiores. para isso, seu microorganismo poderá ter novas partes para se adaptar de uma forma melhor ao ambiente, como por exemplo defesas do tipo espinhos.


- Fase Tribal - Quando a criatura atinge um nível de sapiência suficiente, ela evolui e passa para a próxima fase, a tribal. Nesta, o jogador irá controlar uma tribo inteira de seres da mesma espécie, com um novo estilo de jogo. aqui, as criaturas irão interagir com ferramentas, cabanas e outras coisas. ainda assim, a caça é fundamental para a sobrevivência da espécie.


- Fase Civilização - Quando a tribo evolui, o jogador irá avançar para a fase Civilização, onde ele controlará uma cidade em si, e não poucas cabanas como é a fase tribal. aqui, entra um estilo de jogo parecido com o de SimCity, onde o jogador irá atuar como um prefeito, controlando gastos, impostos, segurança, e outros conceitos. Após a etapa anterior, o jogador entra em uma fase em que não existe apenas uma cidade, mas outras cidades diferentes da sua. o jogador terá de interagir com estes outros povos, por meio de diplomacia, comércio ou conflitos. aqui, o jogador criará veículos, para poder justamente interagir com estas outras culturas.


- Fase Galáctica - A ultima fase, a Galáctica, irá ambientar a espécie no último nível evolucionário. aqui, o jogador irá criar seu UFO ( Espaçonave ), e então lançar-se no espaço. o jogador irá interagir com povos de outros planetas, fundar colônias, explorar a galáxia, e outras coisas. Aqui, várias ferramentas irão aparecer, como criador de Vulcões (para criar atmosfera em planetas que não a possuem) e a ferramenta Gênese, onde poderá mudar totalmente um planeta para se adaptar a fundação de sua colônia em outro planeta.



Os editores:


Um dos fatores de interesse pelo jogo são os editores presente nele: é o jogador que cria sua criatura, e cada fase tem seu específico editor.



Fase Celular - No editor celular, você cria seu microrganismo (ou modifica-lo), usando partes como movimentação e ataque, por exemplo. você chega a ele quando atinge os pontos de DNA necessários.



Fase Criatura - O editor Criatura é muito conhecido por seu alto número de partes para a criatura. com ele, é possível fazer desde aves até criaturas com muitas cabeças, selecionando a cor/textura da sua pele, que pode sofrer variações como escamas, penas, etc.



Fase Tribal - Nele já não haverá o editor de cabanas, mas sim de armaduras e roupas para sua tribo.



Fase Civilização - Nesta fase, o editor serve para construir edificações (casas, fábricas, etc.), e com o avanço do jogo, o jogador irá criar veículos terrestres, aquaticos e aereos.



Fase Galáctica - O jogador, ao terminar a fase civilização, deverá construir seu OVNI (Espaçonave)."


in wikipedia



Site oficial: http://www.portugal.ea.com/spore/


Canal oficial Youtube: http://www.youtube.com/Spore

1 comentário:

Meus Netos Minha Fortuna disse...

Olá minha amiga Ana
Ainda ando a tentar acertar "os fusos horários" do novo colégio do meu netinho...por isso a falta de tempo!

Contdo não podia deixar de vir aqui agradecer-te a visitinha e as ternurentas palavras deixadas. OBRIGADA!
Deixo-te um grande beijinho com muito carinho
Vóvó Cassilda

Google